Mariozinho Telles - ator, diretor, autor, produtor cultural e artístico.


Numa família de artistas, criou-se em ateliês e em bastidores de espetáculos nos primórdios da bossa nova.

Andou entre os acadêmicos da turma de Oswaldo Teixeira e os primitivos da turma de Heitor dos Prazeres.

No Teatro Duse, estudos e trabalho com Pascoal Carlos Magno.

Cursos Acadêmicos de Interpretação e Direção Teatral na Escola de Teatro,
atual Centro de Artes e Letras da UNI-RIO (1973/83), Teoria e Prática na UFRJ (89/91).

Estréia profissional como ator em 1973 no espetáculo RUMINANDO COGUMELOS de Lauro Benevides com direção de B. de Paiva no Teatro Tereza Rachel.

Produzindo, dirigindo e interpretando, atuou no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, no Teatro Experimental dos anos 70.



"... anos 70, com todas as suas características, princípios, fundamentos e soluções, tão genuinos de um período pleno de sonhos e esperanças de reconstrução dos caminhos do mundo, na criação de uma sociedade mais justa, mais humana e mais autêntica."

Espetáculos Engajado, Alternativo, Independente, Experimental e Coletivo, seja nos meios e moldes de produção, nas linguagens empregadas, nos espaços criados, ocupados, ou, nas equipes montadas, ajudando a avançar alguns passos na conquista de soluções para as questões colocadas, do campo da estética ao da produção.



- Por um princípio de fidelidade aos indivíduos integrantes de cada uma das formações originais, bem como, à natureza dos trabalhos, não fixei, em minha trajetória, um mesmo nome de grupo.

 Teatro de Grupo

- Mantenho até os dias atuais os mesmos moldes de trabalho, pagando em dia todos os tributos do Teatro de Grupo, correspondentes a cada período histórico, da estigmatização social e política dos anos 70, à discriminação econômica dos dias atuais.

Contribuindo com a formação de artistas e grupos, integrando indivíduos e comunidades com a arte do teatro, em cursos, oficinas e montagens, sistemáticamente, desde 1981 (a partir do mutirão de criação do Teatro Labirinto, com a TRIBO TRUPE COOPERATIVA DE PALHAÇOS), seguindo, no Circo Voador com a CIA. AÉREA DE TEATRO, na Arena da Glória com a OFICINA DE PALHAÇOS; em escolas e universidades (Bahiense, UERJ, PUC) com a CIA DO TEATRO; na PUC-RJ o Grupo de Teatro da PUC-Rio; na Escola de Teatro Martins Pena com a ASSOCIAÇÃO TEATRO DE GRUPO PROLE CURIOSA, além de, eventuais participações incidentais em centros convencionais de formação de artistas como, Calouste Gulbenkian, CAL, UNATI-UERJ e Martins Pena.

Cursos

TEATRO DE GRUPO
Escola de Teatro Martins Pena. R. 20 de abril, 14. Centro. Rio. Tel. 2325598.
Ensaios - Sábados - às 14:00h.

GRUPO DE TEATRO DA PUC-Rio - gtpuc
Bandejão da PUC-Rio.
(entradas) R Marquês de S.Vicente/ Planetário. Gávea
Ensaios - terças às 19:00h

NÚCLEO TEATRAL DA TERCEIRA IDADE
TEATRO GLÁUCIO GILL - Pça. Cardeal Arcoverde - COPACABANA(Metrô)
Ensaios - Terças e quintas  - às 09:00h.

E-Mail: mariozinho@artes.com