A R T E S
  • Pagina Principal
  • Artes Cênicas
  • Artes Plásticas
  • Artes Musicais
  • Artes Literárias
  • Cultura Popular
  • Manifestos
  • Campanhas
  • Contate-nos
  • CARNAVAL
  • Histórias
  • Escolas
  • SÃO JOÃO
  • Santos e Festa
  • Complexos
  • MITOS
  • SACí

  •  ISIS BAIÃO - DRAMATURGA

    Oficinas com Isis Baião
    Sempre tendo como base do trabalho a dramaturgia,
    a autora orienta diversos tipos de oficinas.


    • Costurando Estórias (Workshop)
      • Carga horária total : 8 h/aula
      • "Costurando Estórias" tem por objetivo trabalhar no fascinante e, em geral, tão pouco explorado campo da imaginação, utilizando jogos dramáticos e técnicas de dramaturgia. A Oficina vem sendo ministrada em encontros, seminários e festivais, como um trabalho de reflexão e estímulo à liberação do imaginário. Através de exercícios lúdicos, como criação e interligação de estórias, vivências de personagens e outros, os participantes são convidados a participar de uma "viagem" pelos caminhos da ficção.
      • Os participantes não precisam ter necessariamente ligação ou experiência anterior com o teatro. Qualquer pessoa adulta pode participar do trabalho.
      • (Uma das experiências e a técnica de aplicação do "Costurando Estórias" estão em livro, organizado pela equipe do "Fempress / Brasil", sob o título "Como Trabalhar com Mulheres" - Coleção "Fazer" - Vozes/Ibase - Ed. Vozes/1988)


      • Oficina de Esquetes de Teatro
      • Carga horária total: 24 h/aula – Duração: 2 meses - 1 vez p/semana
      • Ou em sistema intensivo, com a duração de 5 a 10 dias úteis (normalmente, em oficinas fora da cidade do Rio de Janeiro)
      • Objetivos: Iniciar os participantes na arte e nas técnicas da escritura do texto dramático;desenvolver o processo criativo de cada participante; incentivar o surgimento de novos autores.
          Temário:
        • * Imaginando Personagens e Cenas - Exercícios orais;
        • * O Tema. A Idéia Dramática;
        • * Situação Dramática. Conflito;
        • * Formação de Personagens;
        • * O Diálogo, substância vital da obra dramática;
        • * Esquetes teatrais.

      • Oficina de Esquetes de Teatro e Pequenos Roteiros de TV -
      • Carga horário total: 30 h/aula
      • Acrescente-se à Oficina de Esquetes de Teatro, a prática dos pequenos roteiros de TV. Os fundamentos são os mesmos, com algumas diferenças técnicas, considerando que o teatro trabalha sobretudo com a palavra e a televisão com a imagem.


      • Oficina A Construção do Diálogo no Teatro, Cinema e TV
      • Carga horária total: 20 h/aula – Duração: 2 meses – 1 vez p/semana
      • Ou em sistema intensivo, com a duração de 5 a 10 dias úteis (normalmente, em oficinas fora da cidade do Rio de Janeiro)
      • Apresentação: Quando se fala em texto dramático, pressupõe-se o diálogo. O diálogo é a substância vital da obra dramática, sobretudo no teatro, mas também no cinema e na teledramaturgia.
      • Objetivos: Levar o participante a compreender e exercitar: as diferenças de linguagem e, consequentemente, do diálogo, no teatro, no cinema e na televisão; os diversos tipos de falas dramáticas, comuns aos três veículos;
      • a diferença de linguagem de personagem para personagem; mostrar que, seja qual for o veículo, a marca do autor se sobrepõe à técnica.
      • Temário:. O diálogo no Teatro, no Cinema e na TV; diferentes tipos de diálogos; a fala como caracterização - diferença de linguagem de personagem para personagem.


      • Oficina de Esquetes de Humor
      • Fazer teatro é uma maneira de expressar a vida e ser feliz
      • Fazer humor é rir do Rei
      • Fazer teatro é uma maneira de expressar a vida e ser feliz. É colocar no papel e depois, em cena, fantasias, desejos, sonhos, indignações e críticas ao estabelecido. É transgredir. É brincar, seriamente, de refazer a vida. E fazer teatro com humor é brincar com mais prazer, porque o humor, como disse Leon Eliachar, é uma maneira de “fazer cócegas no raciocínio dos outros”. Podemos dizer também que o humor é uma visão (inteligente) de mundo, das pessoas, dos fatos. Fazer humor é rir do Rei.
      • (Esta oficina foi ministrada uma vez por semana, durante quatro anos, na Faculdade Estácio de Sá, campus do Bispo e Niterói. Entretanto, pode ter duração de dois meses ou mesmo de uma semana intensiva)


      • Oficina da Redação para Todos
      • Transformando ideias e pensamentos em textos.
      • Escrever bem é sua melhor apresentação, da carta de amor
      • à redação no concurso público...
      • Carga horária total: 20 h/aula – Duração: 10 semanas
      • Apresentação: Expressar pensamentos e sentimentos através da escrita parece tarefa difícil para um grande número de pessoas. E, no entanto, a escrita é fundamental na vida de todos nós. Precisamos dela na vida pessoal e profissional. Precisamos dela para fazermos da carta de amor ao concurso público, até porque é mais fácil “vender o peixe” quando bem apresentado...
      • Objetivos: Desenvoltura e criatividade na escrita; dar aos participantes as noções básicas da fluência na linguagem escrita; orientá-los no treinamento em diversos tipos de redação.


      • Oficina do Texto Dramático (avançada)
      • Duração:
        • 1º módulo – 2 meses
        • 2º módulo – 4 meses
      • Carga Horária semanal – 2:30 h
      • 1º Módulo: Iniciação à Escritura do Texto Dramático: Esquetes teatrais
        • * Imaginando Personagens e Cenas - Exercícios orais;
        • * OTema. A Idéia Dramática;
        • * Situação Dramática. Conflito;
        • * Diálogo, substância vital da obra dramática;
        • * Recursos para a criação de textos de humor;
        • * Leitura de esquetes de autores diversos no decorrer da oficina;
        • * Criação de esquetes;
        • * Seleção dos melhores esquetes para espetáculo de final de ano.
      • 2º Módulo:
        • Oficina Avançada: . A peça em 1 ato - A peça em 2 atos
        • * O Enredo: Sinopse;
        • * Plot e sub-plot;
        • * Formação de personagens - fala e comportamento como caracterização;
        • * Diálogo, substância vital da obra dramática;
        • * Estrutura Dramática: desenvolvimento, distribuição das idéias, clímax, desfecho;
        • * Roteirização da peça de teatro;
        • * A peça em 1 ato;
        • * A peça em 2 atos.

    (c) www.artes.com