TEATRO DE RODA
  • O QUE É !
  • IMPRENSA
  • FOTOS
  • CONTATOS
  • IDEALIZAÇÃO
  • Cantigas & Cia.
  • Projetos&Eventos
  • CRIANÇAS
  • CLÁSSICOS
  • CURSOS
  • NÚCLEOS
  • MESA
  • Campanhas
  • DIA DO TEATRO


  •  Ginaldo de Souza

    Prefeitura de ANGRA - SALA DE IMPRENSA

    Click nas imagens
    para vê-las aumentadas!


    Rocco Pitanga representa
    o Anjo Anunciador
    SEMANA SANTA MAIS LONGA EM ANGRA
    - RESGATE DE TRADIÇÕES SECULARES E
    ESPETÁCULO "PAIXÃO DE CRISTO” COM
    ATORES CONSAGRADOS NACIONALMENTE
    ATRAIRAM A MULTIDÃO.

    Em Angra dos Reis, a Semana Santa foi abençoada, só terminou na segunda-feira, dia 28, com muita fé, turistas, e o Bispo da Diocese de Itaguaí, Dom Ubiratan celebrando missa campal e participando com milhares de pessoas da Procissão de São Benedito, “o santo negro também considerado como um dos Padroeiros da cidade”.

    O público de Angra ocupou todos os espaços existentes
    no Cais de Sta. Luzia.
    Os festejos da Semana contaram com o resgate de tradições como a via-crúcis e reuniu cerca de vinte mil pessoas, numa só noite, para ver “Paixão de Cristo”, um mega espetáculo teatral, com atores consagrados como Milton Gonçalves, Cecil Thiré, Nelson Xavier, Tonico Pereira e mais 82 artistas de Angra.

    Nelson Xavier e Jitman
    No Sábado de Aleluia, a Paixão de Cristo, que é encenado há mais de vinte anos nos Arcos da Lapa, foi o ponto alto, emocionando a platéia, que pela primeira vez viu um espetáculo desta grandeza, ao ar livre, na cidade.
    - Meu feriado, sempre é mais comprido. Só vou embora, depois da Páscoa porque fico para da Procissão de São Benedito. Não podia ser melhor. Vi a Paixão de Cristo, abracei Cecil Thiré e Milton Gonçalves, em Angra, dá para acreditar? E fiquei feliz em ver as procissões serem resgatadas. Acho que Angra, que é bela por natureza,
    Henrique Dayer, Milton Gonçalves e Jitman
    precisa mostrar mais sua história para impulsionar o turismo. Acredito que a Secretaria de Cultura da Prefeitura está acertando e fazendo um esforço para resgatar nossas tradições seculares. Isto sempre será bem vindo, - acredita a professora Mariana Afonso das Neves, que veio passar o fim de semana na cidade.
    Ela é angrense, mas mora em Campinas, há mais de vinte anos.


    Tonico Pereira
    Sebastião da Silva, católico fervoroso, morador da Estrada Angra-Getulândia, aplaudiu a iniciativa da Prefeitura dizendo que foi maravilhoso ver sua cidade cheia e admirando um espetáculo religioso. Ele foi mais uma entre as milhares de pessoas que assistiram ao espetáculo.
    Cécil Thiré e Jitman

    “Paixão de Cristo” de direção de Ginaldo de Souza e texto de Benjamim Santos, envolveram toda a cidade que assistiu aos ensaios e em silêncio e emocionada lotou o Cais de Santa Luzia para assistir a encenação da trajetória de Cristo morrendo na cruz até a sua ressurreição.

    Com som e figurinos perfeitos, o espetáculo foi finalizado com mensagens de paz e solidariedade, principalmente, dirigidas às famílias e mães que perderam seus filhos, devido à violência. O diretor geral, Ginaldo de Souza, disse que mesmo dirigindo a peça há muito tempo, ela sempre o surpreende. Ele acredita que o resultado dos ensaios foi surpreendente, porque não tiveram tempo suficiente, devido às interrupções provocadas pela chuva, e mesmo assim o resultado foi excelente.

    Rocco Pitanga
    - Os 82 artistas da cidade ficaram encantados e aprenderam muito contracenando com atores consagrados. Não cansavam de elogiar o trabalho de direção e dos atores e agradecer a oportunidade que tiveram para mostrar seus trabalhos.
    Cada ensaio funcionou como uma oficina para todos nós. Aprendemos muito. Esperamos que a dose se repita mais vezes e muitas outras pessoas possam ter um dia esta e outras oportunidades, - é o que afirmaram e concordaram Marcelo Ramos , Luizinho Preá, João Vítor Novaes, Paula Rosa, Beto, Moacir Saraiva, Rafaela e todos os demais.

    Miguel Thiré

    A simplicidade dos atores globais também contagiou os artistas locais e o público em geral. Milton Gonçalves lembrou que em Angra como em todo o Brasil existem grandes talentos e ele gostou muito do que viu na cidade
    - É preciso promover mais espetáculos como este. Não precisamos inventar nada, talentos temos de sobra. Prova disso foi a participação brilhante dos artistas de Angra, - comentou ele.
    Jitman Vibranóvski, o ator que faz Jesus Cristo, há 23 anos, era um dos mais entusiasmado. Ele afirmou que foi o melhor espetáculo que já fez no interior do Estado, pela participação e desenvoltura dos jovens artistas angrenses. Ele já esteve na cidade por duas vezes, no Teatro Municipal apresentando peças que alertam sobre os efeitos da droga.
    Mariozinho Telles, um dos diretores, foi quem teve a idéia de apresentar Paixão de Cristo para o Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa.
    - O Secretário de Cultura e toda a cidade, nos receberam muito bem. Eu já conhecia alguns atores de Angra. Estive aqui em julho do ano passado, me impressionei com o trabalho desenvolvido e fiquei com Angra na cabeça e desejei muito trazer Paixão de Cristo para o município. Sabia que não podia ser diferente, foi um sucesso, - considerou ele.

    Com ele concordou o Secretário de Cultura, Marcus Veníssius Barbosa, que era só sorrisos. Ele acredita que a Prefeitura de Angra foi muito feliz em trazer o espetáculo e em se preocupar em resgatar as tradições religiosas, nesta época do ano, onde se celebra a vida de Jesus.

    - A cidade está carente de celebrações tradicionais. Vamos resgatá-las, ouvindo a igreja, os artistas e estudando mais sobre elas. Este é o desejo do Prefeito Fernando Jordão e de todos nós da comunidade. A Secretaria de Cultura está fazendo a sua parte. Tenho certeza que conseguiremos avançar muito, - declarou o secretário.

    Materia escrita em 29/03/2005 por:gac

    Edição: artes.com/sys
    Fotos: Francinete Fróes e Marcelo Brito

    (c) www.artes.com