A R T E S
  • Pagina Principal
  • Artes Cênicas
  • Artes Plásticas
  • Artes Musicais
  • Artes Literárias
  • Cultura Popular
  • Manifestos
  • Campanhas
  • Contate-nos
  • Geral
  • Curso de Teatro
  • Escola de Dança
  • Nomes/Categorias
  • Fórum de Teatro
  • Entidades & Cia.
  • Teatros

    Follow us on
  • EVENTOS
  • Paixão de Cristo
  • Espetáculos
  • Fest. de Teatro
  • Cursos e Escolas
  • Dança Rio
  • Clássicos
  • ANGEL VIANNA
  • ARTISTAS
  • ANTÍGONA
  • ARTHUR AZEVEDO
  • CLÁSSICOS
  • CLÁUDIO CURI
  • EAT - L.C.Ripper
  • INFANTIS
  • ISIS BAIÃO
  • ROMEU e JULIETA
  • A. BOAL
  • ANGEL VIANNA
  • Bia Gualda
  • Cacá Mourthé
  • Cacilda Becker
  • FORA DE ORDEM
  • Gina Teixeira
  • Ginaldo de Souza
  • João Bethencourt
  • José Dias
  • Liz Eliodoraz
  • M. Clara Machado
  • Maria Carmem
  • Maria Rita
  • Milton Gonçalves
  • Nelson Xavier
  • O BELO REI
  • PLÍNIO MARCOS
  • Técnicos
  • ANTÍGONA
  • CLÁSSICOS
  • A. BOAL
  • Maria Rita

  •  TEATRO DE RODA - Investigação cênica para o teatro popular brasileiro

    O Teatro de Roda, reconhecido popularmente em canto e dança, enquanto manifestação cultural, apresenta-se como eficiente veículo para a comunicação social e para a educação popular, integrando pessoas de diferentes faixas etárias, pertencentes a grupos sociais distintos, dando vazão aos talentos de uma população que se expressa em repentes, partidos-altos, desafios, capoeiragem, cirandas, em outras danças e rodas, em confraternização cênica, coreográfica, musical e poética,
    em um espetáculo interativo onde o público canta, dança e representa, junto com os artistas, em busca de um entendimento comum dos temas propostos.

    Além do repertório convencional, com as peças: Samba-Lelê (infantil feminino); Linda Rosa (feminino juvenil); Teresinha de Jesus (adulto feminino); O Belo Rei (masculino juvenil e adulto); apresentadas na íntegra (1h20min) ou em partes, com durações variadas (10, 20, 30 min.), o Teatro de Roda desenvolve e realiza cenas, em episódios, dos temas e enfoques solicitados especialmente em eventos, encontros e outros.

    Meio-ambiente, saúde, educação e comportamento humano de uma forma geral, têm sido motivo para o Teatro de Roda, em suas freqüentes urgências, celebradas à roda em cantigas e cenas, brincadeiras e jogos; o público em sua participação vivencia cada aspecto abordado, suas causas e conseqüências, experimentando desdobramentos possíveis, amadurece suas conclusões.

    (c) www.artes.com